Moxabustão
A Moxabustão faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e é uma espécie de acupuntura térmica que utiliza os mesmos pontos da acupuntura tradicional. No lugar de agulhas, usa-se o calor produzido pela combustão da erva medicinal chamada Artemísia Fulgaris. O calor produzido por esta, penetra no organismo e auxilia na recuperação de diversas doenças.
A combustão da Artemísia tem a propriedade de aquecer profundamente. A aplicação do calor produzido pela moxa nos pontos ou meridianos de acupuntura, remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo por esses canais, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo.
O efeito da moxa é semelhante à acupuntura, que age estimulando os pontos para fortalecer a circulação do Qi (energia) e do sangue, sendo que a moxa estimula com o calor. No capítulo 75 do Ling Shu (Tradicional Livro Imperador Amarelo) está escrito “quando o sangue nos vasos torna-se estagnante ou fica bloqueado, deve ser tratado somente pelo fogo”. Esta e outras passagens descritos nos livros antigos, ilustram bem as funções da moxa.
O calor da moxabustão é extremamente penetrante, tornando-se eficaz quando há menos circulação, condições frias e úmidas, além da deficiência do Yang. Quando aplicada aos pontos de acupuntura específicos com deficiências do Yang, o corpo absorve o calor recuperando mais rapidamente o Qi (energia) do Yang do corpo e o “fogo ministrial” fonte de todo o calor e energia do corpo.
As folhas frescas da planta Artemísia são colhidas na primavera e expostas ao sol para secarem, em seguida são trituradas, examinadas e filtradas para remoção de areia ou talos mais grosseiros, posteriormente, posto de novo ao sol, repetindo-se este processo até se obter a consistência desejada que é um pó fino, macio e claro.
Artemísia |